ATENDIMENTO 83 3204-0750

Notícia

Como funcionam as doações no Imposto de Renda?

29/04/2022 às 12:51 por RC ASSESSORIA CONTÁBIL.

Como funcionam as doações no Imposto de Renda?

Valores destinados a instituições e fundos de caridade podem reduzir o imposto a pagar!


As doações às instituições de caridade podem ser deduzidas do imposto a pagar na declaração do Imposto de Renda. Isso significa que parte do dinheiro que seria paga ao Estado pode ser revertida diretamente para ONGs e fundos de caridade autorizados. Para obter essa dedução, o contribuinte pode fazer a doação por dois caminhos diferentes.

No primeiro, esclarece Maurício Gatti, Diretor da Gatti Contabilidade (GBrasil | Porto Alegre - RS), as doações feitas no ano anterior são abatidas. “O contribuinte que fez diversos tipos de doações ao longo de 2021 pode deduzir esses valores, seguindo as regras específicas de cada categoria. O mais importante é observar se as doações foram realizadas para os fundos credenciados e guardar o recibo da transação”, alerta.

Entre as principais doações dedutíveis estão as destinadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente, aos fundos de direitos do idoso, aos projetos sociais voltados para esporte, cultura e audiovisual e aos programas assistenciais vinculados a questões oncológicas e de deficientes físicos.

Já o segundo caminho é útil para o contribuinte que não realizou nenhuma doação no ano anterior. É possível diminuir o imposto a pagar ao realizar um donativo durante a entrega da declaração do IR. “O segundo caminho, que é o mais prático, é destinar parte do Imposto de Renda devido ao Estatuto do Idoso e ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma Gatti.

Nesse caso, o valor é enviado para os fundos, que controlam o repasse das doações para as entidades de caridade, sem gerar custos adicionais. “Na prática, você pode doar 3% do imposto devido para o Estatuto da Criança e do Adolescente e mais 3% para os fundos de direitos do idoso. No final das contas, o declarante não tem nenhum custo a mais e, além disso, o risco sobre essa operação é zero”, finaliza o contador.

As doações só podem ser deduzidas por contribuintes que utilizam o modelo completo da declaração do Imposto de Renda. Para garantir o máximo de economia na sua declaração, procure já a empresa associada ao GBrasil mais próxima de você.

E esse ano nossa empresa está com um linda campanha para arrecadação de alimentos e produtos de higiene com intuito de ajudar a Comunidade Filhos da Misericórdia do Padre George. É muito simples, ao vir fazer a declaração do seu IRPF com a gente, você pode contribuir com a nossa campanha, deixando na recepção 1Kg de alimento (não perecível) ou um produto de higiene pessoal, tenho certeza que sua ação ajudará muitas famílias.




A RC possui uma equipe especializada pronta para te atender.

Entre em contato conosco pelo telefone e Whatsapp 83 - 3204-0750




Fonte: GBrasil

Outras notícias

Para poder navegar neste site você precisa entender e aceitar nossos termos e políticas de privacidade. Mais informações.